top of page

EMAGRECIMENTO e "ESCAPADAS" aos FINAIS DE SEMANA!

Bom dia amigos, alunos e seguidores!!! :)


Emagrecer através de uma "fórmula mágica" é um desejo de quase todas as pessoas. Seria realmente muito bom que uma pílula resolvesse, mas esta possibilidade, por mais que existam promessas, infelizmente, ainda não existe.


Apesar de inúmeros suplementos, remédios, cremes e cintas modeladoras prometerem verdadeiros milagres sem esforços e/ou renúncias, o que resolve definitivamente é a alimentação calculada individualmente (os gramas de cada macronutriente) para as necessidades diárias de cada um, aliada a um programa de exercícios adequados a condição física, de saúde, disponibilidade, objetivos etc.


Um grande erro que costumo notar é a falta de dedicação aos finais de semana, o que leva a efeitos negativos na saúde e no físico. Pior ainda, são as pessoas que começam o final de semana na 5a ou 6a feira, não percebendo que a longo prazo, estarão deixando praticamente metade da semana, do mês e do ano a desejar. O ideal é que refeições livres sejam incluídas na alimentação de forma programada e moderada, sempre aliada aos dias de treino e a datas especiais.


E você? Como tem sido a sua conduta aos finais de semana?


Ressalto ainda que os efeitos dos excessos estarão presentes não apenas no dia das refeições livres em excesso, como também nos dias posteriores tais como: inchaço na região abdominal, sonolência, falta de energia, má digestão e quilos extras na balança.


Outro erro muito comum é espelhar-se em atletas, modelos e blogueiras e querer de uma hora para a outra ter a mesma rotina de exercícios e alimentação. O grande problema é que a maioria das pessoas não tem a mesma disponibilidade, não se sustenta da mesma forma (através da moda, marketing, esporte, alimentação...), mas sim, trabalham sentadas, 8 horas por dia, tem família para cuidar e não realizam acompanhamento nutricional e de exercícios a longo prazo. Muitos nem a curto prazo... Fica impossível obter resultados de anos de disciplina em poucos dias.


SOLUÇÃO?


Eu defendo a idéia de que os hábitos alimentares devam mudar gradativamente e que exercitar-se seja parte integrante do dia, como um compromisso, assim como trabalhar, tomar banho, escovar os dentes e assim, o final de semana se tornará parte desta rotina. Obviamente esta mudança não ocorrerá de forma imediata, já que os hábitos de uma vida inteira não poderão ser mudados em 1 semana como todos querem, mas sim aos poucos, através de orientações de profissionais atualizados, aliados a MUITA paciência, dia após dia, refeição após refeição, treino após treino, já que somente com a REGULARIDADE os resultados são notados.


Qualquer outra medida radical como dietas zero carb, passar 2 horas na academia, poderão gerar efeitos positivos apenas inicialmente, porém, após algumas semanas, haverá uma enorme possibilidade do desenvolvimento da compulsão alimentar, em especial por doces e massas, causando maior acúmulo de gordura corporal do que antes mesmo do início da dieta.


DÚVIDAS? CONSULTORIA ONLINE - personalpaulafortes.wix.com/treinoesaude


Espero ter ajudado,

Profa. Esp. Paula Fortes

Esp. em Nutrição: Obesidade e Emagrecimento

Esp. em Personal Trainer e Musculação



Artigos recentes
Arquivo
Tags 
treino, dieta, exercício, personal trainer
bottom of page